Começando o ano…
O início do ano reaviva os ânimos e motiva novos projetos e metas. Por isso, com o sol em capricórnio iluminando o desejo por sucesso na carreira e a disciplina para o trabalho duro, janeiro é um mês excelente para realizar o planejamento estratégico!
Conceitos importantes
Para começar o planejamento estratégico da organização, com base na estrutura high level das normas ISO (International Organization for Standardization), é importante entender alguns conceitos, a saber:
Identidade organizacional
Quem é a organização?
Missão – Para que e para quem a sua organização existe?
Visão – Onde a sua organização pretende chegar e em qual prazo?
Valores – Quais valores impulsionam a sua organização?
Contexto
Quais são os cenários que envolvem a atuação de sua organização?
Interno – Qual o contexto organizacional, governança, políticas e procedimentos aplicáveis? Quais as regras contratuais? Qual o ambiente tecnológico e cultural?
Externo – Qual o contexto regulatório e legal? Qual o contexto político, econômico, social, tecnológico e ambiental envolvido?
Análise SWOT
Quais os pontos positivos e negativos que envolvem a organização e seu contexto?
Forças – Quais os pontos fortes de sua organização?
Fraquezas – Quais os pontos fracos e de melhoria?
Oportunidades – Quais oportunidades o ambiente externo propicia?
Ameaças – Quais ameaças estão à espreita?
Riscos e Oportunidades
Quais são os cenários que envolvem a atuação de sua organização?
Dos riscos (fraquezas e ameaças) quais podem ser tratados para criarem um melhoria na organização e até gerar uma oportunidade?
Quais oportunidade (e pontos fortes) podem gerar mais crescimento para a organização?
Partes interessadas
Quem são os stakeholder que autuam dentro e fora da organização e influenciam os seus processo, produtos e serviços?
Quais as relações que a organização mantém com estas (dependente ou dependência)?
Processos
Quais são os processos da organização, com suas entradas e saídas?
Como esses processos se relacionam?
Objetivos estratégicos
Quais são os objetivos da organização quanto a diferentes temas que lhe são relevantes?
METAS – Quais as metas (quantificáveis) que se almeja atingir com cada objetivo?
INDICADORES – Como essas metas serão monitoradas e acompanhadas para serem alcançadas e/ou mantidas?
Plano de Ações
Qual o plano de ações que deve ser adotado para que a organização atinja os seus objetivos estratégicos?
Para cada ação, responder: O quê? Por quê? Como?Quem? Quando? Onde? Quanto?
Mãos à obra
Faça o planejamento estratégico de seu negócio pelo SIG Virtual de forma integrada, precisa e ágil, com facilidade de acesso por dispositivo eletrônico e de qualquer lugar. Lá, há tutoriais para a realização do planejamento, bem como o layout permite o fácil preenchimento da análise feita em cada campo.
Para isso, no planejamento, analise os diversos sistema que envolvem a organização, a exemplo da qualidade, compliance, gestão antissuborno, segurança da informação e privacidade. Todos esses aspectos podem ser geridos em conjunto no SIG Virtual.
Uma vez feito o planejamento estratégico, todas as ações lançadas no plano de ações serão realizadas pela pessoa responsável e devidamente acompanhadas pela Gerência ou Direção quanto à sua efetivação e eficácia.
Para quem não sabe onde ir, QUALQUER LUGAR SERVE!
De fato, para quem não sabe onde ir, QUALQUER LUGAR SERVE! E, sem dúvida, esse não é o lema de quem tem uma trajetória próspera e de sucesso! Então, aproveite o momento dos astros e mãos à obra com o planejamento organizacional. Convide a sua equipe e, se precisar de orientação sobre como fazê-lo no SIG Virtual, entre em contato com o time da Mupi Systems!